Virtuoso divulga pesquisa sobre mercado de viagens de luxo no Brasil

África do Sul – Divulgação

Virtuoso®, empresa líder em conectar viajantes que buscam experiências de luxo com consultores em mais de 40  países, acaba de divulgar um levantamento sobre o mercado brasileiro de viagens de luxo. No levantamento feito com as agências brasileiras ligadas ao Virtuoso, quase 100% dos entrevistados confirmaram que a crise política e econômica no país afetou as viagens de seus clientes. No entanto, 38% responderam que o volume de vendas de sua agência em 2016 superou 2015, em média de 5 a 10%. E 80% das agências entrevistadas afirmaram que suas vendas de janeiro de 2017 superaram as de janeiro de 2016, também entre 5 e 10%.

Entre os destinos preferidos pelos brasileiros para viagens de luxo, as agências Virtuoso apontam a África do Sul até mesmo para viagens de lua-de-mel. Japão e Portugal vem surgindo como principais destinos emergentes. Estados Unidos e Itália continuam entre os preferidos entre os destinos internacionais e para as viagens realizadas em família, e os roteiros internacionais com duração de uma semana aparecem como os principais tipos de viagens dos brasileiros.

 

  • A importância dos consultores

Segundo o levantamento, a crise econômica pela qual passa o país não está impedindo os viajantes de continuarem planejando suas viagens com o auxílio das agências e seus consultores, em um mercado de trabalho que continua a crescer: cerca de metade das agências contrataram novos consultores para suas equipes em 2016. Para esses times é oferecido treinamento especializado, focado principalmente em técnicas de vendas, conhecimento dos produtos, e em como lidar com clientes de alto poder aquisitivo.

No levantamento as agências ainda enumeraram seus maiores desafios, entre eles encontrar consultores qualificados – pessoas que tenham extensa bagagem cultural e conhecimento de diversas áreas como culinária, arte e arquitetura, que interessam a quem procura as agências Virtuoso. Outros desafios apontados são conquistar novos clientes e vendas, e lidar com a competição da internet.

 

  • Benefícios de um mundo conectado

Para a Virtuoso a internet e a tecnologia também são ferramentas que facilitam a colaboração global e aumentam a força e a visibilidade das agências Virtuoso. Por exemplo: o poder de compras de uma agência na Austrália, que reserva uma grande quantidade de viagens para Bali, acaba beneficiando uma agência Virtuoso no México, que compra muito menos, mas cujos clientes terão os mesmos benefícios exclusivos reservados aos clientes da rede.

“Este é o grande valor de uma rede como Virtuoso, para nossas agências e parceiros, e principalmente o cliente. A tecnologia permite a todos estarem conectados uns aos outros”, explica o CEO da Virtuoso Matthew D. Upchurch. A diferença da rede, no entanto, está na conexão humana, no aconselhamento personalizado, em uma viagem absolutamente segura e sob medida, e nos privilégios exclusivos para os clientes, impossíveis de se obter em uma reserva online, e só obtidos com a assessoria de um consultor Virtuoso.

 

  • O efeito Trump

Ainda de acordo com a pesquisa feita com os consultores brasileiros do Virtuoso, a nova política de imigração dos Estados Unidos não está afetando os brasileiros que seguem ao pais em viagens de alto padrão. Sobre este assunto, Matthew Upchurch destaca a importância da indústria turística em um nível global, não apenas pelo aspecto econômico, que tem se mostrado cada vez mais relevante, mas como uma força para o bem do mundo e a integração entre os povos.

Números recentes de crescimento do Virtuoso:

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