Embratur mostra à Europa que Brasil é mais que Carnaval

Foto : Cacio Curilo

Com foco na diversificação da oferta turística no exterior, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) levará à quatro países europeus uma amostra do tradicional São João brasileiro. O projeto, batizado de “Brasil Junino”, estará entre os dias 7 de abril e 28 de maio, em Lisboa, Madri, Roma e Paris para mostrar aos europeus o que é um verdadeiro “arraial junino”, com shows, quadrilhas e pratos típicos.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, defende a promoção internacional das festividades juninas como uma alternativa no combate à sazonalidade turística. “Depois do carnaval, o São João é considerado a festejo popular mais comemorado pelos brasileiros. As festas juninas ocorrem no período de chuvas no Nordeste, o que acarreta em baixo fluxo de estrangeiros nessa época. Queremos, com essa estratégia, assegurar uma procura ao longo de todo o ano”, explica.

A ação tem a expectativa de atingir um público direto de mais de 40 mil pessoas, além do trade turístico, a imprensa geral e especializada e formadores de opinião de países considerados estratégicos. “Portugal, Espanha, Itália e França estão no bloco dos principais emissores de turistas para o Brasil, além de possuírem predileção pelo turismo cultural. Apoiar ações como essa é uma grande oportunidade para mostrar as tradições juninas como mais uma opção de manifestação artística popular além do carnaval”, reforça Lummertz.

Os eventos, que acontecerão em espaços públicos das capitais europeias, tem entrada franca e já estão com presença confirmada, entre outros artistas, de nomes como Elba Ramalho, Lucy Alves e Pé de Cerrado para garantir o embalo das tradicionais músicas do repertório junino. As danças características como quadrilha, xote, xaxado e baião serão apresentadas pelos grupos pernambucanos Quadrilha Junina Raio de Sol e Matulão e pelos brasilienses do Balé Flor do Cerrado e Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba.

O projeto inédito é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e destacará, em sua primeira edição, a tradição junina das cidades de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), São Luís (MA), Mossoró (RN), Aracaju (SE), Ceilândia (DF) e o São João da Bahia, comemorado em todo o estado. O IBI é responsável pelo “Maior São João do Cerrado”, considerado um dos grandes festejos juninos do Brasil, e conta com o patrocínio da Embratur para a realização do “Brasil Junino” no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *