Memorial da América Latina recebe exposição sobre o Castelo Rá-Tim-Bum

Foto: divulgação site Metrô

O Memorial da América Latina abriu ao público, na última sexta-feira (31), a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo. Formado por um castelo idêntico ao da série e que reproduz todo o visual do seriado, o visitante vai se deparar com uma grande porta e uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento. A exposição foi idealizada pelo Memorial da América Latina em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico.

De acordo com Marcelo Jackow, da Caselúdico, 150 pessoas estiveram envolvidas na construção da cenografia, tentando reproduzir o mais fielmente possível o castelo, desenvolvendo uma área também para os personagens que não são moradores, mas que frequentam os quadros. “Quisemos trazer toda a magia do programa para o aspecto tátil, também com sons e cheiros, ou seja, vivo para o público. Acreditamos que a experiência vai ser individual. Cada pessoa que tiver contato com os 22 ambientes terá uma experiência íntima”, disse Jackow.

O programa Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela TV Cultura de 1994 a 1997 e é o grande sucesso da emissora. Com 90 episódios, a série marcou a programação infantil da televisão brasileira.

Agora, nós queríamos fazer algo que não tinha na exposição anterior e a parte mágica era reproduzir o castelo na forma e tamanho reais. Isso nunca foi feito. O foco é o castelo por fora e as inovações no lado de dentro. Temos objetos, roupas, fotografias e interação. Todos os espaços têm pelo menos três interações”, revela o.diretor do Memorial da América Latina, Felipe Pinheiro.

Serviço:
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Abertura: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feridos, das 9h às 22h.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *