Gilmar Piolla é o novo secretário de turismo de Foz do Iguaçu

O jornalista assume o cargo com o papel de manter o elo entre Itaipu e o Município e trabalhar para o desenvolvimento local. (Imagem Divulgação)

Por Marcos Arrruda

A partir desta terça-feira (2), Foz do Iguaçu terá um novo secretário de turismo. O Ex-superintendente de comunicação social da Itaipu Binacional, o jornalista Gilmar Piolla foi anunciado ontem (1), durante o ato de posse do novo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, como novo secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. O anúncio foi feito pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna.

 “Fiz questão de estar presente neste ato de posse para reafirmar o nosso compromisso de renovação da parceria da Itaipu Binacional com a Prefeitura de Foz do Iguaçu”, afirmou Vianna. “Nosso apoio se traduzirá em ações articuladas e efetivas. Mas também com a liberação de um dos nossos melhores quadros da Itaipu, o Gilmar Piolla, para ser secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. Ele vai trabalhar em equipe na realização de projetos estruturantes, captação de investimentos privados, empreendedorismo, e outras iniciativas importantes para o desenvolvimento da cidade”, anunciou.

Segundo o diretor-geral da Itaipu, é uma liberação que não implicará em custos para o município e que trará grandes resultados.

“O Piolla, que gosta de desafios, vai ser testado ao seu limite a partir de agora. E cumprirá o papel de elo entre as nossas instituições”, afirmou.

A ida de Piolla para a administração municipal foi acertada na última sexta-feira (28), após encontro de Luiz Fernando Vianna com o prefeito eleito Chico Brasileiro e o vice, Nilton Bobato, no gabinete do diretor, no Centro Executivo da Itaipu.

Chico Brasileiro afirmou que a “supersecretaria” comandada por Piolla atuará em parceria com as entidades representativas do comércio, da indústria e do turismo e, também, com o Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu. Piolla agradeceu o convite e a confiança e disse que a prioridade da nova pasta será “trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento integrado da cidade”.

“Demos maior visibilidade às ações da empresa e do turismo, com foco na geração de mídia espontânea e nas parcerias com os veículos de comunicação”, declarou Piolla.


Veja o perfil do novo secretário de Foz

Com 23 anos de formação, Piolla é funcionário da Itaipu há 14 anos. Exerceu o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu por dez anos e sete meses. Antes de entrar na Itaipu, comandou a comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e trabalhou ao lado de grandes jornalistas brasileiros, como Ancelmo Gois, Marcos Sá Corrêa e Gilberto Dimenstein.

Piolla entrou na Itaipu Binacional em 2003, acompanhando Jorge Samek, o ex-diretor-geral brasileiro. Assumiu a Comunicação Social em 2006, após a aposentadoria de seu antecessor, o também jornalista Hélio Teixeira, que havia ficado 10 anos e oito meses na função.

Foi responsável pelo fortalecimento da imagem institucional da Itaipu na última década e pela mudança da imagem de Foz do Iguaçu como destino turístico.Reestruturou a Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, que ampliou suas atribuições.

“Foram muitos os desafios ao longo desses anos”, diz Piolla.

Um dos mais importantes foi a reformulação da identidade visual da empresa, que era de 1973. Outra ação de destaque, realizada em parceria com a Diretoria Técnica, foi a elaboração do projeto de sinalização de segurança da Casa de Força, na área industrial.

Gestão do turismo

Além disso, a Comunicação Social passou a responder pela implantação do novo modelo de atendimento do turismo na Itaipu, no lado brasileiro da usina, com a criação do Complexo Turístico Itaipu, em 2007. Tanto em relação ao turismo quanto à imprensa, o relacionamento com os públicos de interesse foi ampliado.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *