Queijo é protagonista em jantar na Serra da Mantiqueira

Foto: Divulgação

O Bistrô Provence, do chef Ari Kespers, e A Queijaria, de Fernando Oliveira, se uniram para um jantar especial que acontece no dia 1º de julho, a partir das 21h, em Monte Verde, no trecho mineiro da Serra da Mantiqueira. No menu-degustação de seis etapas, o queijo é o protagonista. Uma seleção de vinhos escolhida pelo sommelier João Renato, do bar de vinhos Ovo e Uva, de Pinheiros, acompanhará o jantar para quem optar pelo menu harmonizado. “É muito importante valorizar a produção de queijos artesanais, que deve e merece ser difundida. Só assim manteremos a tradição”, afirma Kespers, ao explicar a ideia do evento.

O chef preparou um menu-degustação, que será finalizado por uma tábua de queijos especiais selecionados por Fernando. São duas entradas: truta defumada, acompanhada por queijo de cabra, picles de beterraba e redução de framboesa; e bolinho de cabeça de porco, catchup de manga e emulsão de coentro. Na sequência, dois pratos principais, tortellini de banana-da-terra com purê de queijo Canastra e mate de taioba; e carne serenada com melado de cana e três abóboras. Entremet de queijo com goiabada é a sobremesa da noite. Um dos queijos da sobremesa, feito a partir de leite de vaca, é produzido por Kespers e seu sócio, Whitman Coleratto, proprietários da Pousada Provence Cottage, onde está o bistrô. “É um queijo delicado, mas com sabor intenso. No entremet, juntei ainda o queijo do Zé Mário, produzido na Serra da Canastra”, explica Kespers.

A seguir, será servida a tábua preparada por Fernando, proprietário da casa localizada na Vila Madalena, em São Paulo. São seis tipos de queijos, de vários produtores nacionais: o Serrano, de São José dos Ausentes (RS), de leite cru de vaca, com casca dura e massa amanteigada; o Castanhola, de Pilar (PB), de leite de cabra, massa pastosa e embalado na folha de castanheira curtida na cachaça; o Primonato, produzido em Sete Barras (SP), feito a partir de leite cru de búfala, com casca fina fungada e massa delicada; o Campo Redondo, produzido na cidade mineira de mesmo nome, localizada na Mantiqueira, de casca dura e untuoso; o Branco de Cássia, de Cássia dos Coqueiros (SP), coberto de mofo branco, de massa aerada, leve e quebradiça; e o Azul da Jana, de Casa Branca (SP), de leite cru de cabra, de massa cremosa. “Fizemos uma seleção com variedade de sabores e texturas”, explica Fernando, que escolheu produtores de diversas regiões do país. “A produção de queijo artesanal brasileiro vive um momento especial e cresce 10% ao ano. O consumidor vem descobrindo o seu sabor especial e este evento é mais uma oportunidade de mostrar essa riqueza de sabores que o país produz hoje em diversas regiões”, concluiu.

Para o sommelier João Renato, do Ovo e Uva, os vinhos brasileiros também evoluem no país. “Vamos harmonizar pratos e queijos com brancos, tintos e rosés de ótimos produtores das regiões Sul do país e da Mantiqueira. E eles vão se juntar a clássicos importados em uma harmonização bem interessante”, disse.

Jantar Bistrô Provence/A Queijaria/Ovo e Uva – Rua Cedrus Libani, 380 – Monte Verde, Camanducaia, MG. Tel.: 55 (35) 3438-1467. Somente sob reserva. Preço do menu-degustação: R$ 287,00 (por pessoa, sem bebidas). Cartões: Todos. Não aceita menores de 18 anos. www.provencecottage.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *