Le Canton lança programa de sustentabilidade

Foto: divulgação

O Hotel Le Canton, em Teresópolis, está ampliando seu programa ambiental.  Com o objetivo de desenvolver a atividade hoteleira de forma a amenizar possíveis impactos sobre o meio ambiente, o hotel firmou parceria com a Simbiose Inteligência Ambiental, e está implementando um projeto que vai promover ações para transformá-lo em um resort 100% sustentável.

O novo programa abrange a conservação de energia e água, tratamento de esgoto, preservação de áreas de importância ambiental, minimização de possíveis  riscos de impactos ambientais negativos por parte dos hóspedes e visitantes, além de um  programa de educação ambiental para a comunidade do entorno do hotel, que fica no bairro Vargem Grande, em Teresópolis.

“Hotéis sustentáveis já se tornaram uma realidade em vários países. A evolução dos conceitos e modelos da atividade turística apontam para o caminho da sustentabilidade. O nosso desafio é nos comprometer ainda mais com as boas práticas de otimização e consumo racional na gestão da água, energia e resíduos”, comenta a diretora Mônica Paixão.

O programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que está sendo implementado, por exemplo, vai promover ações de reciclagem, compostagem, gerando renda para programas sociais. O Programa de Educação Ambiental buscará uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental e de vida na região através de ações educativas. O hotel adotará uma escola na comunidade e fornecerá software de gestão escolar, além da capacitação dos professores, fornecimento de material didático, auxílio e inclusão social em programas.

“Este projeto traz benefícios imediatos, como a redução da evasão escolar, melhor acompanhamento curricular, aumento do índice de desenvolvimento do aluno, deixando-o mais preparado para o futuro”, observa Gustavo Corrêa, diretor da Simbiose Inteligência Ambiental.

Os sistemas de tratamento de efluentes convencionais também estão sendo substituídos por um moderno sistema biológico que transforma resíduos sólidos do esgoto em água tratada reutilizável, que pode ser reutilizada para irrigação, lavagem de calçadas e pisos. Esse novo sistema propicia uma economia de cerca de 100m³ de água por dia.

“O objetivo do projeto é integrar o homem e a natureza, minimizando os impactos e criando uma relação social equilibrada”, diz o diretor da Simbiose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *