História e arquitetura em harmonia no hotel Antumalal, de Pucón, no Chile

Foto: Divulgação 

Às margens do Lago Villarrica e com uma vista estonteante para o vulcão de mesmo nome, fica o conjunto arquitetônico que acomoda o hotel Antumalal, em Pucón, localizado ao sul do Chile, distante 785 km da capital Santiago. Exemplo de um projeto que integra o ambiente natural ao seu redor, com jardins, bosques e cachoeiras, às linhas modernas e arrojadas do estilo Bauhaus, a construção assinada pelo arquiteto Jorge Elton Álamos surpreende por unir história e contemporaneidade.

A princípio, a integração com a natureza salta aos olhos. Erguido sem que nenhuma árvore fosse derrubada, o hotel Antumalal foi entalhado e integrado ao entorno – a propriedade fica dentro de um bosque de cinco hectares. O uso de concreto, ferro, pedra e madeira – a nobre araucária, permitida na época da construção do hotel – contrasta com a leveza das amplas janelas de vidro, que emolduram a paisagem privilegiada do hotel.

A pedido dos imigrantes tchecos Guillermo e Catalina Pollak e inspirado pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright, o chileno Jorge Elton Álamos transformou o que antes era uma casa de chás para viajantes que navegavam o lago Villarrica em um hotel cheio de estilo, cujas formas – e décor – resiste ao tempo e se mantém atual. Os 22 quartos têm janelas panorâmicas com vista para o lago e paredes revestidas de araucárias chilenas e calefação, e alguns têm ainda lareira. Os ambientes são complementados por um décor que traz aconchego e sofisticação na medida.

Um edifício horizontal, com telhados planos, fachadas lisas, formas cúbicas, ângulos retos e cantos arredondados em ângulos externos. A forma segue a função, sim, com vidraças panorâmicas em praticamente todos os ambientes, que provocam uma relação fluida entre o hotel e o exterior, em que em momentos não se sabe se está dentro ou fora. A piscina aquecida, por exemplo, está marcada por painéis de vidro que sobem do chão até o teto, de tal forma que se divide em duas, uma interna e outra externa.

A recém-inaugurada Casa Lago é uma nova e charmosa alternativa aos hóspedes. O espaço foi remodelado a partir do antigo Café del Lago Antumalal, primeiro prédio construído na propriedade, no fim de década de 1940, que norteou todo o conceito arquitetônico do hotel, erguido anos depois. O chalé fica em uma área privilegiada do bosque, exatamente às margens do lago Villarrica e próximo ao cais. Para ter acesso é preciso subir degraus originais de pedras. Lá dentro, os hóspedes encontram espaço para seis pessoas dividido entre uma suíte e dois outros quartos com banheiro compartilhado, terraço privativo, uma ampla sala de estar com vista panorâmica, lareira e cozinha equipada.

 

Mais informações em www.antumalal.com ou com as melhores operadoras e agências de turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *